No dia 25 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Nova Guarita aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que proíbe a soltura de fogos de artifício com efeito sonoro no município. A proposta, que segue agora para a sanção do prefeito, foi amplamente discutida e elogiada, principalmente por seu caráter humanitário e ambiental.
O principal objetivo da medida é proteger os animais, que frequentemente sofrem com o barulho intenso dos fogos, além de proporcionar mais tranquilidade a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem ser extremamente sensíveis a ruídos altos. A proibição também visa reduzir os impactos negativos do uso indiscriminado de fogos na saúde de idosos e outras pessoas vulneráveis.
A proposta recebeu grande apoio dos parlamentares, especialmente pelos benefícios para o bem-estar dos animais, como cães e gatos, que são conhecidos por sofrerem significativamente com o barulho dos fogos. O projeto reflete um crescente movimento em diversas partes do país em prol de ambientes mais tranquilos e menos agressivos aos seres vivos, especialmente aqueles que não têm como se proteger dos efeitos negativos causados pelos fogos de artifício.
Se sancionada pelo prefeito, a lei terá um impacto significativo na forma como as celebrações e eventos são realizados em Nova Guarita, buscando alternativas mais seguras e silenciosas para festejos e comemorações.