Em cumprimento à operação tolerância zero, em patrulhamento ostensivo em Nova Guarita neste domingo, 01/12/2024, os policiais visualizaram condutor de motocicleta Honda /CG 125 titan, cor vermelha, transitando de maneira irregular. Foi possível constatar que a motocicleta apresentava as seguintes infrações: Escapamento de descarga livre; Ausência de retrovisor;
Condutor utilizando calçado inadequado para a condução de veículo (sandálias tipo Havaianas).
Diante das infrações, a guarnição deu ordem de parada ao condutor, a fim de realizar as devidas medidas administrativas. No entanto, o suspeito desobedeceu à ordem, acelerando a motocicleta e evadindo-se em alta velocidade pela Rua da cidade.
A guarnição iniciou o acompanhamento do suspeito, utilizando sinais luminosos e sonoros e emitindo ordens verbais, todas ignoradas pelo condutor. O acompanhamento prosseguiu até que a guarnição conseguiu alcançar o suspeito e proceder com a abordagem.
Durante a abordagem, foi verificado que o condutor não possuía habilitação para a condução de veículos e que se tratava de um menor de idade.
A motocicleta foi identificada como sendo de propriedade da mãe do suspeito.
No momento da abordagem, o pai e a irmã do suspeito presenciaram a situação.
Ambos foram informados sobre os procedimentos adotados pela guarnição, sendo que o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Terra Nova do Norte para a tomada das providências cabíveis.
Por medidas de segurança, durante a condução, o suspeito foi algemado devido ao fundado receio de fuga, conforme o procedimento operacional padrão da PMMT. Ressalta-se que o suspeito foi conduzido sem lesões corporais e com sua integridade física preservada.
O caso foi registrado e as devidas providências estão sendo tomadas. O suspeito, por ser menor de idade e não habilitado, será encaminhado para os trâmites legais necessários.
Participaram da ação os policiais CB PM Márcio, SD PM Parode, SD PM Christ, apoio SD PM J.Nunes.